quarta-feira, 24 de agosto de 2011

12º Encontro de Praticas Sustentáveis será sobre os caminhos de Guarulhos rumo à Rio92 + 20

No próximo sábado, dia 27 de agosto, das 9 às 12 horas, no Centro de Educação Ambiental City Las Vegas, teremos o 12º Encontro de Práticas Sustentáveis, que terá como tema “A Educação Ambiental de Guarulhos rumo à Rio92 + 20, em que apresentará o trabalho que a Prefeitura de Guarulhos vem realizando na área, através de várias secretarias, inclusive com oficialização do GTIEA – Grupo de Trabalho Intersetorial de Educação Ambiental. Será apresentada também a cartilha “Cidadania Socioambiental”, resultado de uma parceria entre a Prefeitura, o Instituto Ambiental Brasil e mais de 60 empresas da cidade, que possibilitou a confecção de mais de 200 mil exemplares.

Outra temática do evento será Desenvolvimento Sustentável X Sociedades Sustentáveis, em que será apresentado o posicionamento da comissão Internacional da 2ª Jornada do Tratado de Educação Ambiental referente a essa polêmica.


Serviço:

O Centro de Educação Ambiental City Las Vegas fica na Rua Reinaldo César de Oliveira, s/nº - Jd City. Mais informações pelo fone 2458-1666 ou pelo e-mail eduambiental.guarulhos@gmail.com.


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cultura Nordestina é tema de evento da educação ambiental

A Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente realizará no próximo sábado, dia 27 de agosto, das 9 às 17 horas, no Parque City Las Vegas, o “Circuito Cultura dos Povos”, que nesta edição dará destaque à cultura Nordestina. Com o objetivo de atender aos princípios da Carta da Terra que falam sobre o respeito à diversidade, cultura de paz e transmissão de valores e tradições das comunidades humanas, o evento mobiliza e integra várias etnias da nossa cidade, tais como: japonesa, árabe, cigana, indígena, afro-descendente e nordestina.

A abertura oficial será às 10h com a apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal, e durante todo o dia, haverá apresentações de grupos de dança folclórica de diversas etnias, barracas com comidas típicas, exposições do Museu Indígena e Arte em Papel (Papiro). Teremos também as palestras sobre a Carta da Terra, com a agente socioambiental Celi Pereira, e Literatura de Cordel com João Gomes de Sá, autor do livro “Contos Populares do Sertão e do Mundo”.

No mês de setembro será a vez dos árabes, em outubro dos ciganos, novembro dos afro-descendentes, e em dezembro acontecerá a "Festa dos Povos".

Participe, prestigie e prove os sabores das nossas diversidades culturais!

Serviço:

O Parque City Las Vegas fica na Rua Reinaldo César de Oliveira, s/nº - Vila Rio de Janeiro – Guarulhos. Mais informações: 2458-1666 ou pelo e-mail eduambiental.guarulhos@gmail.com.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Evento marcou início das discussões para a Rio + 20, que acontecerá em 2012

Fonte: www.guarulhosweb.com.br - 12/08/20011



Guarulhos discute avanços e desafios na preservação ambiental

Fonte: Folha Metropolitana - Pag. 9 - 12 / 08 / 2011



Guarulhos realizou encontro internacional de educação ambiental

Fonte: www.guarulhos.sp.gov.br - 11/08/2011 - 15:49

alt

Cerimônia de abertura foi no auditório da Faculdade Eniac

Na última quinta e sexta-feira, dias 11 e 12, Guarulhos promoveu um encontro internacional de educação ambiental.

O evento aconteceu em locais diferentes: na Faculdade Eniac, no teatro Adamastor Centro e no parque City Las Vegas.

A atividade, denominada 4º Encontro Municipal de Educação Ambiental & Oficina – Workshop da 2ª Jornada Internacional de Educação Ambiental rumo à Rio+20, trouxe como novidade nesta edição um workshop com a presença de palestrantes de vários países, entre eles, Moema Viezzer, cientista social fundadora da Rede Mulher de Educação que se tornou referência nacional e internacional em educação popular, de gênero, meio ambiente e educação ambiental, entre outros representantes dos Estados Unidos, Índia, África, Inglaterra, Equador, Filipinas, Bolívia, El Salvador e Chile.


O encontro foi realizado com a finalidade de promover discussões preparatórias para a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Rio+20, que acontecerá em junho de 2012, vinte anos após o ciclo de conferências da ONU, Rio-92.

alt

Almeida recebeu o título de Prefeito Amigo do Meio Ambiente

A co-presidente da Comissão de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, Pamela Puntenney, disse durante o encontro que o Brasil é um dos países que está na dianteira global dos assuntos ambientais por causa da preservação da Amazônia e da preocupação com suas reservas.

“Nos eventos internacionais percebemos que governantes de diversos países estão preocupados com as dimensões humanas dos impactos provenientes das mudanças climáticas. Esperamos que muitas vozes se levantem nessa luta. Esse é o desafio que está à nossa frente. Trabalhar em conjunto exige mais coragem dessa geração. Precisamos inovar; estamos no século 21 lutando com ferramentas do século 20. Esse encontro é uma oportunidade para estabelecermos novas estratégias e levarmos novas visões para nossos países. Não podemos esquecer de valorizar o trabalho de muitos que intercederam por esta causa antes de nós; pessoas que tiveram garra, coragem e lutaram pelo meio ambiente, em cujos ombros estamos de pé. Talentos e lideranças que nos beneficiaram de forma planetária.”

Destaque no encontro, o prefeito Sebastião Almeida foi homenageado pelo Instituto Ambiental Brasil (IAB) com o título de Prefeito Amigo do Meio Ambiente, entregue pelo diretor da entidade, Agamenon Nascimento. Na oportunidade, Almeida afirmou que a intersetorialidade é fundamental, pois a resolução dos problemas depende do empenho coletivo. “Ninguém resolverá os problemas ambientais sozinho. A mudança do mundo começa em cada um de nós. Esse é o desafio. Exige esforço e mudança de comportamento. As mudanças vão acontecer quando cada cidadão adotar uma postura consciente. Antes de tudo é necessário sonhar, acreditar e lutar por um mundo melhor.”

Para o diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Nilo Diniz, a ação local tem importância global. “O compromisso do município com a qualidade de vida se reflete na articulação com a sociedade global. É importante ter pessoas com sensibilidade para tratar as questões sociais e ambientais no poder, porque isso viabiliza a transformação dos desafios ambientais.”A coordenadora geral da 1ª Jornada de Educação Ambiental, Moema Viezzer, disse que o diálogo de pessoas de diversos países deve ser enraizado na cultura local, para posteriormente avaliar se os fóruns e debates estão formando cidadãos “ecoeducados”.

“É fundamental discutir os temas ambientais no município para implementar mudanças efetivas e para qualificar a consulta pública que instituirá a política municipal de educação ambiental”, ressaltou Mônica Simons, membro da Secretaria Executiva da 2ª Jornada Internacional de Educação Ambiental.

Na oportunidade foi realizado o lançamento da Cartilha de Cidadania Socioambiental, material pedagógico produzido por meio de parceria entre a Prefeitura de Guarulhos, o Instituto Ambiental Brasil e várias empresas. Mais de 200 mil exemplares com conteúdo educacional voltado para a família serão disponibilizados com a finalidade de transformar pais e filhos em agentes transformadores de uma sociedade sustentável.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Prorrogadas as inscrições para o

4º Encontro de Educação Ambiental
Oficina – Taller – Workshop Internacional da
2ª Jornada Internacional de Educação Ambiental
Rumo à Rio 92 + 20


Ainda há vagas para você participar deste evento internacional,
em que a Prefeitura de Guarulhos está trazendo a cúpula da Comissão Internacional do Tratado de Educação Ambiental, que fará parte da quarta edição do Encontro Municipal de Educação Ambiental










quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Guarulhos realizará evento internacional para fortalecer a criação de uma política municipal de Educação Ambiental




Quebrando paradigmas, a Prefeitura em parceria com a classe empresarial da cidade e o terceiro Setor, realizará o maior evento de Educação Ambiental do Estado com a participação de especialistas de renome nacional e internacional no assunto

É inquestionável que chegamos a um ponto de nossa história em que as alterações provocadas no meio ambiente, por conta de nosso modo de vida, podem comprometer a nossa existência e de outros seres vivos neste planeta. E conscientes da importância e necessidade da construção de políticas públicas para revertermos essa situação, é necessário que haja a participação popular de uma forma ativa e consciente. É com esse objetivo que o Grupo de Trabalho Intersetorial de Educação Ambiental da Prefeitura de Guarulhos (instituído pelo Decreto Municipal 29.698/11) realizará o 4º Encontro de Educação Ambiental, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de agosto, no Colégio Eniac e Adamastor Centro, respectivamente.

Essa edição em especial, terá em paralelo a realização da Oficina – Taller – Workshop Internacional da Segunda Jornada Internacional de Educação Ambiental rumo à Rio + 20, que contará com a presença de dez especialistas da área em nível mundial e que estarão em nossa cidade preparando as diretrizes, estratégias e bases de discussões para a Conferência que a ONU realizará sobre Desenvolvimento Sustentável, em junho de 2012, ou seja, vinte anos depois da Eco Rio 92, daí o nome “Rio+20”.

No dia 11 de agosto das 8 às 17 horas, e será nas dependências das Faculdades e Colégio Eniac, e contaremos com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira na abertura do evento. Durante as atividades no decorrer do dia, teremos a participação especial de renomes nacionais, tais como: o Diretor Nacional de Educação Ambiental do MMA, Nilo Sérgio de Melo Diniz, Moema Viezzer – Coordenadora Internacional da Jornada do Tratado de Educação Ambiental), Marcos Sorrentino – OCA/USP, Eda Tassara – IEA/USP e Moacir Gadotti - Instituto Paulo Freire. Participando das mesas redondas, teremos nove especialistas internacionais em Educação Ambiental a saber: Pamela Puntenney ( ONU / USA), Lyndoh Bremley: (World View Impact / Inglaterra), Marta Benavides ( El Salvador), Aidil Borges (Africa), Marcela Ballara ( Chile),Maria Oviedo (Bolívia), Cecília Viteri (Equador), Frances Quimpo(Flipinas), Dominic D´Souza (Índia), (segue mini curriculum deles abaixo)

Neste mesmo dia, às 13h30, teremos o lançamento da Cartilha de Cidadania Socioambiental, material pedagógico que foi confeccionada em parceria da Prefeitura de Guarulhos, juntamente com o Instituto Ambiental Brasil, com o apoio de XXX empresas, que disponibilizarão mais de 200 mil exemplares, com conteúdo educativo para a família, visando com que os pais e filhos se tornem agentes transformadores para uma sociedade sustentável. Há ações que estão sendo desenvolvidas pelo executivo em busca da defesa do meio ambiente e da qualidade de vida, para que haja o a valorização e resgate destes valores, para que os instrumentos de conservação e proteção se tornem mais eficientes e eficazes.

Na ocasião será realizado o lançamento oficial do GTIEA – Grupo de Trabalho Intersetorial de Educação Ambiental, que foi o responsável pela elaboração da cartilha, bem como da realização de todo esse evento.

No dia 12 de agosto, o evento terá início das 9 às 12 horas, na Sala de Artes do Adamastor Centro, em que os participantes conhecedores dos princípios que norteiam a educação ambiental, através da interação e palestras do dia anterior, participarão da primeira Consulta Pública à Minuta do Projeto de Lei para a Política Municipal de Educação Ambiental.

Faça sua inscrição, CLIQUE AQUI


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Guarulhos realizara o 4º Encontro dos Povos Indígenas. Confira a programação:


Atualmente a questão indígena tem ganhado destaque na grande mídia, seja para ressaltar uma visão romântica construída durante a colônia, ou para demonstrar a degradação cultural destes povos na atualidade. Na cidade de Guarulhos há outro fenômeno social importante. Hoje reconhecido pela FUNAI contamos com uma população de cerca de 305 indígenas de várias etnias, porém, segundo o IBGE esse número é bem maior.

Diante desse quadro torna-se fundamental ampliar os espaços de participação do índio que vive nas cidades, adotar medidas que reduzam o preconceito contra esses povos, incentivar o conhecimento da cultura indígena, promover exposições e garantir direitos.

Nesta perspectiva no dia 19 de abril de 2011, Dia do Ìndio, o Chefe de Gabinete do Governo Municipal o Sr Rafael Paredes, durante encontro realizado no Paço Municipal com membros das etnias Tupi-guarani, Pankararé e Pataxó da Associação Arte Nativa Indígena de Guarulhos, anunciou que o Centro de Educação Ambiental do Parque City Las Vegas será o Centro de Referência Indígena de Guarulhos.

O reconhecimento do poder público municipal da importância de preservar a cultura dos povos indígenas que vivem atualmente em Guarulhos, resultou na cessão de um espaço público que constitui um marco fundamental para o avanço das políticas públicas para esses povos.

Ainda como parte do projeto será construída uma “Oca” no mesmo Parque, entendemos que a sua construção constituirá em marco fundamental para a continuidade das diversas atividades já desenvolvidas na cidade, seja como espaço de divulgação do artesanato e cultura indígenas, bem como, espaço de visitação para a população não-índia, promovendo a diversidade cultural como conceito de integração.

Texto: Maurício Pinheiro (Historiador)

Confira a programação da 2ª Semana dos Povos Indígenas da Educação e 4º Encontro dos Povos Indígenas: