terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Programação de Férias dos CEAs City Las Vegas, Chico Mendes e Balneário Água Azul

A equipe técnica dos Centros de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente preparou uma programação de férias especial para janeiro de 2012. Serão atividades gratuitas tanto para as crianças como para o responsável adulto que deve acompanhá-la. Através de jogos, brincadeiras, oficinas, exibição de vídeos, exposições, turismo ambiental “Vamos Conhecer Guarulhos” os participantes serão sensibilizados para as questões socioambientais na busca da sustentabilidade. O período de realização será de 9 a 31 de janeiro de 2012.

Confira a programação e agende-se!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Veja a matéria do Projeto Mãos na Praça no Jornal "Positivo"

A edição de outubro do Jornal Positivo traz uma matéria sobre o

mutirão de revitalização da Praça Mamonas Assassinas,

em que a comunidade do Cecap pôs literalmente as Mãos na Praça.... confira!!!


Participe do 1º Passeio Ciclístico Ecológico de Guarulhos


Dê vida ao seu feriadão......
É uma ótima oportunidade de vc se exercitar, fazer amigos e conhecer novos lugares.....
e até tomar banho de cachoeira!!! E ainda... o passeio é de graça!!!!

Pegue a sua magrela.... e aproveite o domingo (dia 13 de novembro),
para participar do 1º Passeio Ciclístico Ecológico de Guarulhos...
são 13 km de percurso - do Cecap ao Tanque Grande, com lindas paisagens...
Mais informações 2475-0219 ou 2440-9913

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CARTA ABERTA das educadoras e dos educadores por um mundo justo e feliz!


Rio+20 na transição para Sociedades Sustentáveis.
(Versão Preliminar)

Nós, educadoras e educadores dos mais diversos lugares do Planeta, neste momento em que o mundo novamente coloca em pauta as grandes questões que foram tratadas na Rio 92, reafirmamos nossa adesão aos princípios e valores expressos em documentos planetários como o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, a Carta da Terra, a Carta das Responsabilidades Humanas, a Declaração do Rio, entre outras. (1)
Mas só reafirmar já não basta! Transbordamos de referenciais teóricos que nos iluminam, e com eles os princípios, valores, diretrizes e linhas de ações propostos nos documentos citados precisam verdadeiramente sair do papel, pois o tal "desenvolvimento" atingido ainda aparta 80% da humanidade das condições mínimas de vida na Cultura de Paz, com justiça ambiental e social. (2)
É inadmissível que ainda tenhamos guerras, gastos com armas, um bilhão de famintos e miseráveis, falta de água potável e saneamento para imensas parcelas da humanidade. É inadmissível a violação dos Direitos Humanos (diversidade de gênero, etnia, geracional, condição social e geográfica), a perda da diversidade de espécies, culturas, línguas e genética, o lucro mesquinho, a violência urbana e todas as formas de discriminação e projetos de poder opressivos. (3)
As manifestações humanas em vários países pela derrubada dos ditadores de todos os tipos são indicadores da necessidade de novas propostas de organização dos 7 bilhões de humanos. Já é uma evidencia que a governabilidade e a governança do Planeta precisam estar nas mãos das comunidades locais nas quais deve existir a responsabilidade global com o Bem Comum de humanos e não humanos e de todos os sistemas naturais e de suporte à vida. (4)
Precisamos aprender e exercitar outras formas de fazer políticas públicas a partir das comunidades, e exigir políticas estatais comprometidas com a qualidade de vida dos povos. Para tanto, faz-se urgente fortalecer os processos educadores comprometidos com a emancipação humana e a participação política na construção de Sociedades Sustentáveis, onde cada comunidade humana sinta-se comprometida, incluída e ativa no compartilhamento da abundância das riquezas e da Vida no nosso Planeta. (5)
A capacidade de suporte da Mãe Terra está chegando ao limite, fato decorrente do modo de ocupação, produção e consumo irresponsáveis do capitalismo vigente, que se tornou o modelo econômico global, e agora também apresenta o discurso de Economia Verde. Para nós, quaisquer que sejam os conceitos ou termos utilizados, o indispensável é que a visão socioambiental esteja sempre à frente. A construção de Sociedades Sustentáveis com Responsabilidade Global fundamenta-se nos valores da vida aos quais a economia deve servir. (6)
Sociedades Sustentáveis são constituídas de cidadãos e cidadãs educadas ambientalmente em suas comunidades, decidindo a cada passo desta caminhada o que significa Economia Verde, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Mudanças Climáticas e tantos outros conceitos que, em muitos casos, se afastam de sua origem ou motivação que é a transição para um outro mundo possível, sendo cooptados ou cunhados já a serviço de uma racionalidade hegemônica e liberal. Cada comunidade pode ver e sentir além das palavras e da semântica, mantendo seu rumo em direção à união planetária, traçando sua própria História. (7)
Retomar e apropriar-se localmente destes conceitos sob a força da Identidade Planetária potencializará as comunidades aprendentes, a partir da prática dialógica, ao sentido de pertencimento e às mobilizações que se fazem necessárias para seu Bem Viver e Felicidade individual e coletiva. Neste exercício configura-se a essência da dimensão espiritual como prática radical da valoração ética da vida, do cuidado respeitoso a todas as formas viventes, unindo corações e mentes pelo amor. Trata-se de um processo que potencializa o indivíduo para a prática do diálogo consigo mesmo, com o outro, com a comunidade planetária como um todo, resgatando o senso de cidadania e superando a dissociação entre Sociedade e Natureza. (8)
Cabe, então, perguntar: onde se situa o papel da Educação para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global? A resposta, em pleno século XXI, só pode ser uma: no Centro. No centro da vida cotidiana, da gestão educacional, da gestão política, econômica e ambiental. Assim se consolida a Educação Ambiental para o outro mundo, com justiça ambiental e social, assegurando o desenvolvimento de uma democracia efetivamente participativa capaz de garantir o desenvolvimento social, cultural e espiritual dos povos, bem como seu controle social. (9)
Queremos então estabelecer e consolidar Planos de Ação Locais e Planetário, tendo como foco principal uma educação que leve a desvendar as estruturas de classe e de poder entre pessoas, instituições e nações que atualmente imperam em nosso planeta Terra. (10)
Educar a nós mesmos para Sociedades Sustentáveis significa nos situarmos em relação ao sistema global vigente, para redesenharmos nossa presença no mundo, saindo de confortáveis posições de neutralidade. Porque a educação é sempre baseada em valores: nunca houve, não existe, nunca haverá neutralidade na educação, seja ela formal, não formal, informal, presencial ou à distância. (11)
Educadoras e educadores de todas as partes do mundo concordamos que o caminho para a real sustentabilidade pode ser feito por várias trilhas ou correntes que se pautam em valores e princípios que apontam para a sustentabilidade. Aprendizagem Transformadora, Alfabetização Ecológica, Educação Popular Ambiental, Ecopedagogia, educação Gaia, Educ-Ação Socioambiental são algumas delas. Todas estas correntes têm pontos em comum que trazem contribuições para a construção dos novos modelos de sociedade. E todas nos remetem à necessidade de desenvolver conhecimentos, consciência, atitudes e habilidades necessárias para participar na construção destes novos modelos, integrando-os em nossa forma de ser, de produzir, de consumir e de pertencer. (12)
Mais do que nunca apelamos por uma educação capaz de despertar admiração e respeito pela complexidade da sustentação da vida, tendo como utopia a construção de sociedades sustentáveis por meio da ética do cuidar e de proteger a bio e a sociodiversidade. Neste fazer educativo, a transdisplinariedade intríseca à educação socioambiental, leva à interação entre as várias áreas da ciência e da tecnologia e as diferentes manifestações do saber popular e tradicional. É o que permite a integração de conhecimentos já existentes e a produção de novos conhecimentos e novas ações socioambientais, no exercício do Diálogo entre Saberes e Cuidados como Tecnologia de Ponta na Educação para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. (13).
----------------------------------------------
(*) Construção coletiva das instituições que integram a Secretaria Executiva da Jornada.


O QUE FAZER COM ESTA CARTA ABERTA?

a) Através do Comitê Facilitador Internacional da Jornada e de instituições parceiras, esperamos que ela entrará no mailing de todos, de maneira que a Carta chegue ao maior número possível de pessoas interessadas e comprometidas com a construção de sociedades sustentáveis e responsabilidade global.

b) O texto atual não é o definitivo. Assim, são bem-vindos comentários e sugestões para finalizar este texto com participação de todas as pessoas interessadas. Podem ser respostas individuais ou coletivas, feitas a partir da inclusão da carta na pauta de encontros, reuniões, seminários, enfim, de todo e qualquer espaço onde se posa divulgar a 2ª Jornada Internacional de Educação Ambiental como assunto de quem está interessado em participar da mesma, de forma presencial ou à distância.

c) Para facilitar a catalogação das respostas recebidas, no final de cada parágrafo incluímos um número que o identifica. Assim, agradecemos de antemão lembrar-se de colocar este número junto ao seu comentário.

d) Esta carta aberta será assunto de diálogos presenciais durante o Fórum Social Mundial que se realizará em Porto Alegre em janeiro de 2012. Por este motivo, o grupo de redação aguardará até o dia 25 de novembro os comentários e sugestões para dar início ao novo processo de estruturação da carta, a qual, normalmente, não deverá exceder duas páginas.

e) A Carta Aberta, a partir do FSM circulará amplamente para todos os Atores Sociais que, de alguma forma, estarão envolvidos na Rio+20 ou que são referencias na Educação Sociedades Sustentáveis Responsabilidade Global. Durante o evento da Rio+20, a Carta dos Educadores e Educadoras estará disponível no Espaço da Jornada de Educação Ambiental e em outros para assinaturas de adesão, além de ser trabalhada junto aos “Major Groups” no Evento das Nações Unidas.

f) Por favor, envie seu retorno ao e-mail jornadaRIO20@gmail.com. As informações recebidas serão novamente trabalhadas na Secretaria Executiva da Jornada com vistas à produção final do texto até janeiro de 2012.

É importante ter seu nome no caso de comentários pessoais; e, se a carta tiver sido trabalhada com algum grupo, identificar este grupo e a ação que desenvolveu. É muito importante dar visibilidade a este processo de construção coletiva.

Recebam nosso abraço e nossos bons votos para um bom trabalho nesta contribuição que queremos dar a caminho da Rio+20.


MOEMA VIEZZER
Coordenação da Jornada

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Domingo, dia 25, tem artes e artesanato no CEA City Las Vegas. Participe!!!

FEIRA ITINERANTE DE

ARTES E ARTESANATO

COM INTERVENÇÕES CULTURAIS

ALÉM DO MELHOR ARTESANATO DE GUARULHOS

TEREMOS UM DIA COM MUITA MPB, SERTANEJO, ROCK;

AINDA TEREMOS DANÇA DO VENTRE, TEATRO E MUITO MAIS.

Local: Centro de Educação Ambiental CITY LAS VEGAS

Domingo, dia 25 de setembro

Das 10h às 19h

Informações: Seção Administrativa de Artes Visuais - Pç Cícero Miranda, s/n - Lago dos Patos - V. Galvão

Fone/fax: 2451-5184 • E-mail: artesvisuais.guarulhos@gmail.com • http://artesvisuaisguarulhos.blogspot.com

Realização: Prefeitura de Guarulhos - Secretaria de Cultura



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Sábado, dia 24 de setembro, das 9 às 16h, tem mutirão no Parque Cecap

Mutirão revitalizará a Praça Mamonas Assassinas

No próximo sábado, dia 24 de setembro, das 9 às 16 horas, haverá um mutirão para a revitalização da Praça Mamonas Assassinas, no Parque Cecap. É uma iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, através das Secretarias de Meio Ambiente, Obras, Serviços Públicos e Esportes, juntamente com a ONG Ecoficina, Movimento Popular AMOCecap, Biblioteca Comunitária Cecap e Elemento Sarau.

Para participar é bem simples, é só comparecer e ajudar!

Essa ação faz parte do projeto “Mãos na Praça”, em que visa levar a comunidade a ocupar e cuidar dos espaços públicos, integrando-os e possibilitando que haja uma reflexão referente a relação do homem com o meio ambiente . Serão feito os plantios de árvores de diversas espécies e de flores nos canteiros, instalações de lixeiras e de postes de iluminação, pinturas, e paralelamente haverá atividades culturais e recreacionais.


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Convite: AUDIÊNCIA PÚBLICA para a construção de politicas públicas para o meio ambiente em Guarulhos

PARTICIPE…

da AUDIÊNCIA PÚBLICA que terá como objetivo discutir políticas públicas ambientais, dividida nos seguintes eixos temáticos:

1. Educação Ambiental;

2. Ocupação do Espaço Físico;

3. Saneamento;

4. Saúde Ambiental;

5. Habitação;

6. Segurança;

7. Urbanização;

8. Sustentabilidade Industrial;

9. Resíduos Sólidos e Logística Reversa;

10. Transporte e Trânsito;

11. Práticas de Terapias Naturais Complementares Integrativas;

12. Adequação das Praças e Parques Urbanos;

13. Área de Preservação Ambiental;

14. Acessibilidade;

15. Áreas de Lazer; e

16. Proteção Animal

Dia: Quarta-feira - 21/09/2011

Horário: Das 9 às 22h

Local: UNG – UNIVERSIDA DE GUARULHOS

PRÉDIO “F”

contatos.jpg





quarta-feira, 24 de agosto de 2011

12º Encontro de Praticas Sustentáveis será sobre os caminhos de Guarulhos rumo à Rio92 + 20

No próximo sábado, dia 27 de agosto, das 9 às 12 horas, no Centro de Educação Ambiental City Las Vegas, teremos o 12º Encontro de Práticas Sustentáveis, que terá como tema “A Educação Ambiental de Guarulhos rumo à Rio92 + 20, em que apresentará o trabalho que a Prefeitura de Guarulhos vem realizando na área, através de várias secretarias, inclusive com oficialização do GTIEA – Grupo de Trabalho Intersetorial de Educação Ambiental. Será apresentada também a cartilha “Cidadania Socioambiental”, resultado de uma parceria entre a Prefeitura, o Instituto Ambiental Brasil e mais de 60 empresas da cidade, que possibilitou a confecção de mais de 200 mil exemplares.

Outra temática do evento será Desenvolvimento Sustentável X Sociedades Sustentáveis, em que será apresentado o posicionamento da comissão Internacional da 2ª Jornada do Tratado de Educação Ambiental referente a essa polêmica.


Serviço:

O Centro de Educação Ambiental City Las Vegas fica na Rua Reinaldo César de Oliveira, s/nº - Jd City. Mais informações pelo fone 2458-1666 ou pelo e-mail eduambiental.guarulhos@gmail.com.


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cultura Nordestina é tema de evento da educação ambiental

A Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente realizará no próximo sábado, dia 27 de agosto, das 9 às 17 horas, no Parque City Las Vegas, o “Circuito Cultura dos Povos”, que nesta edição dará destaque à cultura Nordestina. Com o objetivo de atender aos princípios da Carta da Terra que falam sobre o respeito à diversidade, cultura de paz e transmissão de valores e tradições das comunidades humanas, o evento mobiliza e integra várias etnias da nossa cidade, tais como: japonesa, árabe, cigana, indígena, afro-descendente e nordestina.

A abertura oficial será às 10h com a apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal, e durante todo o dia, haverá apresentações de grupos de dança folclórica de diversas etnias, barracas com comidas típicas, exposições do Museu Indígena e Arte em Papel (Papiro). Teremos também as palestras sobre a Carta da Terra, com a agente socioambiental Celi Pereira, e Literatura de Cordel com João Gomes de Sá, autor do livro “Contos Populares do Sertão e do Mundo”.

No mês de setembro será a vez dos árabes, em outubro dos ciganos, novembro dos afro-descendentes, e em dezembro acontecerá a "Festa dos Povos".

Participe, prestigie e prove os sabores das nossas diversidades culturais!

Serviço:

O Parque City Las Vegas fica na Rua Reinaldo César de Oliveira, s/nº - Vila Rio de Janeiro – Guarulhos. Mais informações: 2458-1666 ou pelo e-mail eduambiental.guarulhos@gmail.com.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Evento marcou início das discussões para a Rio + 20, que acontecerá em 2012

Fonte: www.guarulhosweb.com.br - 12/08/20011



Guarulhos discute avanços e desafios na preservação ambiental

Fonte: Folha Metropolitana - Pag. 9 - 12 / 08 / 2011



Guarulhos realizou encontro internacional de educação ambiental

Fonte: www.guarulhos.sp.gov.br - 11/08/2011 - 15:49

alt

Cerimônia de abertura foi no auditório da Faculdade Eniac

Na última quinta e sexta-feira, dias 11 e 12, Guarulhos promoveu um encontro internacional de educação ambiental.

O evento aconteceu em locais diferentes: na Faculdade Eniac, no teatro Adamastor Centro e no parque City Las Vegas.

A atividade, denominada 4º Encontro Municipal de Educação Ambiental & Oficina – Workshop da 2ª Jornada Internacional de Educação Ambiental rumo à Rio+20, trouxe como novidade nesta edição um workshop com a presença de palestrantes de vários países, entre eles, Moema Viezzer, cientista social fundadora da Rede Mulher de Educação que se tornou referência nacional e internacional em educação popular, de gênero, meio ambiente e educação ambiental, entre outros representantes dos Estados Unidos, Índia, África, Inglaterra, Equador, Filipinas, Bolívia, El Salvador e Chile.


O encontro foi realizado com a finalidade de promover discussões preparatórias para a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Rio+20, que acontecerá em junho de 2012, vinte anos após o ciclo de conferências da ONU, Rio-92.

alt

Almeida recebeu o título de Prefeito Amigo do Meio Ambiente

A co-presidente da Comissão de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, Pamela Puntenney, disse durante o encontro que o Brasil é um dos países que está na dianteira global dos assuntos ambientais por causa da preservação da Amazônia e da preocupação com suas reservas.

“Nos eventos internacionais percebemos que governantes de diversos países estão preocupados com as dimensões humanas dos impactos provenientes das mudanças climáticas. Esperamos que muitas vozes se levantem nessa luta. Esse é o desafio que está à nossa frente. Trabalhar em conjunto exige mais coragem dessa geração. Precisamos inovar; estamos no século 21 lutando com ferramentas do século 20. Esse encontro é uma oportunidade para estabelecermos novas estratégias e levarmos novas visões para nossos países. Não podemos esquecer de valorizar o trabalho de muitos que intercederam por esta causa antes de nós; pessoas que tiveram garra, coragem e lutaram pelo meio ambiente, em cujos ombros estamos de pé. Talentos e lideranças que nos beneficiaram de forma planetária.”

Destaque no encontro, o prefeito Sebastião Almeida foi homenageado pelo Instituto Ambiental Brasil (IAB) com o título de Prefeito Amigo do Meio Ambiente, entregue pelo diretor da entidade, Agamenon Nascimento. Na oportunidade, Almeida afirmou que a intersetorialidade é fundamental, pois a resolução dos problemas depende do empenho coletivo. “Ninguém resolverá os problemas ambientais sozinho. A mudança do mundo começa em cada um de nós. Esse é o desafio. Exige esforço e mudança de comportamento. As mudanças vão acontecer quando cada cidadão adotar uma postura consciente. Antes de tudo é necessário sonhar, acreditar e lutar por um mundo melhor.”

Para o diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Nilo Diniz, a ação local tem importância global. “O compromisso do município com a qualidade de vida se reflete na articulação com a sociedade global. É importante ter pessoas com sensibilidade para tratar as questões sociais e ambientais no poder, porque isso viabiliza a transformação dos desafios ambientais.”A coordenadora geral da 1ª Jornada de Educação Ambiental, Moema Viezzer, disse que o diálogo de pessoas de diversos países deve ser enraizado na cultura local, para posteriormente avaliar se os fóruns e debates estão formando cidadãos “ecoeducados”.

“É fundamental discutir os temas ambientais no município para implementar mudanças efetivas e para qualificar a consulta pública que instituirá a política municipal de educação ambiental”, ressaltou Mônica Simons, membro da Secretaria Executiva da 2ª Jornada Internacional de Educação Ambiental.

Na oportunidade foi realizado o lançamento da Cartilha de Cidadania Socioambiental, material pedagógico produzido por meio de parceria entre a Prefeitura de Guarulhos, o Instituto Ambiental Brasil e várias empresas. Mais de 200 mil exemplares com conteúdo educacional voltado para a família serão disponibilizados com a finalidade de transformar pais e filhos em agentes transformadores de uma sociedade sustentável.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Prorrogadas as inscrições para o

4º Encontro de Educação Ambiental
Oficina – Taller – Workshop Internacional da
2ª Jornada Internacional de Educação Ambiental
Rumo à Rio 92 + 20


Ainda há vagas para você participar deste evento internacional,
em que a Prefeitura de Guarulhos está trazendo a cúpula da Comissão Internacional do Tratado de Educação Ambiental, que fará parte da quarta edição do Encontro Municipal de Educação Ambiental










quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Guarulhos realizará evento internacional para fortalecer a criação de uma política municipal de Educação Ambiental




Quebrando paradigmas, a Prefeitura em parceria com a classe empresarial da cidade e o terceiro Setor, realizará o maior evento de Educação Ambiental do Estado com a participação de especialistas de renome nacional e internacional no assunto

É inquestionável que chegamos a um ponto de nossa história em que as alterações provocadas no meio ambiente, por conta de nosso modo de vida, podem comprometer a nossa existência e de outros seres vivos neste planeta. E conscientes da importância e necessidade da construção de políticas públicas para revertermos essa situação, é necessário que haja a participação popular de uma forma ativa e consciente. É com esse objetivo que o Grupo de Trabalho Intersetorial de Educação Ambiental da Prefeitura de Guarulhos (instituído pelo Decreto Municipal 29.698/11) realizará o 4º Encontro de Educação Ambiental, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de agosto, no Colégio Eniac e Adamastor Centro, respectivamente.

Essa edição em especial, terá em paralelo a realização da Oficina – Taller – Workshop Internacional da Segunda Jornada Internacional de Educação Ambiental rumo à Rio + 20, que contará com a presença de dez especialistas da área em nível mundial e que estarão em nossa cidade preparando as diretrizes, estratégias e bases de discussões para a Conferência que a ONU realizará sobre Desenvolvimento Sustentável, em junho de 2012, ou seja, vinte anos depois da Eco Rio 92, daí o nome “Rio+20”.

No dia 11 de agosto das 8 às 17 horas, e será nas dependências das Faculdades e Colégio Eniac, e contaremos com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira na abertura do evento. Durante as atividades no decorrer do dia, teremos a participação especial de renomes nacionais, tais como: o Diretor Nacional de Educação Ambiental do MMA, Nilo Sérgio de Melo Diniz, Moema Viezzer – Coordenadora Internacional da Jornada do Tratado de Educação Ambiental), Marcos Sorrentino – OCA/USP, Eda Tassara – IEA/USP e Moacir Gadotti - Instituto Paulo Freire. Participando das mesas redondas, teremos nove especialistas internacionais em Educação Ambiental a saber: Pamela Puntenney ( ONU / USA), Lyndoh Bremley: (World View Impact / Inglaterra), Marta Benavides ( El Salvador), Aidil Borges (Africa), Marcela Ballara ( Chile),Maria Oviedo (Bolívia), Cecília Viteri (Equador), Frances Quimpo(Flipinas), Dominic D´Souza (Índia), (segue mini curriculum deles abaixo)

Neste mesmo dia, às 13h30, teremos o lançamento da Cartilha de Cidadania Socioambiental, material pedagógico que foi confeccionada em parceria da Prefeitura de Guarulhos, juntamente com o Instituto Ambiental Brasil, com o apoio de XXX empresas, que disponibilizarão mais de 200 mil exemplares, com conteúdo educativo para a família, visando com que os pais e filhos se tornem agentes transformadores para uma sociedade sustentável. Há ações que estão sendo desenvolvidas pelo executivo em busca da defesa do meio ambiente e da qualidade de vida, para que haja o a valorização e resgate destes valores, para que os instrumentos de conservação e proteção se tornem mais eficientes e eficazes.

Na ocasião será realizado o lançamento oficial do GTIEA – Grupo de Trabalho Intersetorial de Educação Ambiental, que foi o responsável pela elaboração da cartilha, bem como da realização de todo esse evento.

No dia 12 de agosto, o evento terá início das 9 às 12 horas, na Sala de Artes do Adamastor Centro, em que os participantes conhecedores dos princípios que norteiam a educação ambiental, através da interação e palestras do dia anterior, participarão da primeira Consulta Pública à Minuta do Projeto de Lei para a Política Municipal de Educação Ambiental.

Faça sua inscrição, CLIQUE AQUI


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Guarulhos realizara o 4º Encontro dos Povos Indígenas. Confira a programação:


Atualmente a questão indígena tem ganhado destaque na grande mídia, seja para ressaltar uma visão romântica construída durante a colônia, ou para demonstrar a degradação cultural destes povos na atualidade. Na cidade de Guarulhos há outro fenômeno social importante. Hoje reconhecido pela FUNAI contamos com uma população de cerca de 305 indígenas de várias etnias, porém, segundo o IBGE esse número é bem maior.

Diante desse quadro torna-se fundamental ampliar os espaços de participação do índio que vive nas cidades, adotar medidas que reduzam o preconceito contra esses povos, incentivar o conhecimento da cultura indígena, promover exposições e garantir direitos.

Nesta perspectiva no dia 19 de abril de 2011, Dia do Ìndio, o Chefe de Gabinete do Governo Municipal o Sr Rafael Paredes, durante encontro realizado no Paço Municipal com membros das etnias Tupi-guarani, Pankararé e Pataxó da Associação Arte Nativa Indígena de Guarulhos, anunciou que o Centro de Educação Ambiental do Parque City Las Vegas será o Centro de Referência Indígena de Guarulhos.

O reconhecimento do poder público municipal da importância de preservar a cultura dos povos indígenas que vivem atualmente em Guarulhos, resultou na cessão de um espaço público que constitui um marco fundamental para o avanço das políticas públicas para esses povos.

Ainda como parte do projeto será construída uma “Oca” no mesmo Parque, entendemos que a sua construção constituirá em marco fundamental para a continuidade das diversas atividades já desenvolvidas na cidade, seja como espaço de divulgação do artesanato e cultura indígenas, bem como, espaço de visitação para a população não-índia, promovendo a diversidade cultural como conceito de integração.

Texto: Maurício Pinheiro (Historiador)

Confira a programação da 2ª Semana dos Povos Indígenas da Educação e 4º Encontro dos Povos Indígenas:






segunda-feira, 27 de junho de 2011

IPTU Verde é tema de palestra na próxima quinta-feira no Adamastor Centro

Em substituição ao II Seminário de Sustentabilidade Urbana, a Secretaria de Meio Ambiente realizará na próxima quinta-feira, dia 30 de junho, das 14 às 17 horas, no auditório oito do Adamastor Centro, uma palestra sobre IPTU VERDE com o Secretário de Finanças Nestor Seabra.

Sob a lei 6.793, que foi aprovada em 23 de dezembro de 2010, o IPTU Verde oferece aos munícipes a possibilidade de ter até 20% de descontos sobre o valor total de seu IPTU. Para isto requer que os contribuintes adotem duas ou mais medidas que preservem o meio ambiente, tais como: sistema de captação da água da chuva, sistema de reuso de água; sistema de aquecimento hidráulico solar; sistema de aquecimento elétrico solar; construções com material sustentável; utilização de energia passiva; sistema de utilização de energia eólica; instalação de telhado verde, em todos os telhados disponíveis no imóvel para esse tipo de cobertura; separação de resíduos sólidos, benefício a ser concedido exclusivamente aos condomínios horizontais ou verticais, e que, comprovadamente, destinem sua coleta para reciclagem e aproveitamento.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Substituição do II Seminário de Sustentabilidade Urbana


Comunicamos que o II Seminário de Sustentabilidade Urbana, a ser realizado
no próximo dia 30 de junho, foi SUBSTITUIDO pela "Apresentação do Projeto
IPTU VERDE", a ser realizado no mesmo dia 30, das 14 as 17 horas no
Auditório 8 - Adamastor.


Marli Araujo
Gestora de Departamento - SM02
Secretaria de Meio Ambiente

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Educação Ambiental tem cinco projetos laureados pelo Selo Ambiental 2011


Aconteceu ontem, 15 de junho, no Adamastor Centro, a nona edição do Selo Ambiental 2011, em que a Educação Ambiental teve cinco projetos laureados, que foram: Encontro de Práticas Sustentáveis, o Informativo da Rede de Cidadania Socioambiental, as Oficinas de Trocas de Saberes, o Cultura dos Povos e o Conhecendo Nossos Vizinhos. Foi um evento brilhante em que a Câmara Municipal ortogou 86 projetos que fazem com que Guarulhos faça a diferença no planeta.

Vários outros projetos em que a Educação Ambiental está diretamente ligada ou não também receberam a honra, como por exemplo, o Projeto Mãos na Praça, em que a comunidade do Jardim Fortaleza, juntamente com a ONG Ecoficina e a Secretaria de Meio Ambiente realizaram um mutirão que revitalizou a praça central do bairro. Ainda na categoria coletivo amigo do meio ambiente, outro projeto contemplado foi o Programa de Conscientização Ambiental, em que a Secretaria de Meio e o Instituto Ambiental Brasil, com o apoio de mais de 50 empresas importantes de nossa cidade farão mais de 100 mil kits que contém uma cartilha com reflexões socioambientais, DVD e um jogo de trilha ecológica que potencializará a nossa Educação Ambiental. Nas categorias criança, cidadão e cidadã amiga do meio ambiente vários parceiros nossos foram premiados devido as suas ações, embora individuais, estão transformando o espaço em que vivem.

Parabéns à todos os laureados e a organização do evento!!!!

Veja o nosso álbum de fotos deste evento:

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O Centro de Educação Ambiental City Las Vegas realizará no sábado o 1º Meio Ambiente e Terapias Naturais

Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, no próximo sábado, dia 18 de junho, das 9 às 16 horas, a equipe técnica do Centro de Educação Ambiental City Las Vegas realizará a primeira edição do “Meio Ambiente e Terapias Naturais”. Esse evento que tem a parceria com a equipe do Centro de Terapias Naturais do Fundo Social de Solidariedade que fará gratuitamente à comunidade, massagens expressa e terapêutica, shantala (massagem para crianças), reflexologia (massagem nos pés), iridologia (diagnóstico através da íris dos olhos), floral de Bach, música aplicada e dança circular.

Neste dia teremos também a oficina “Pensando com a Carta da Terra”, que é voltada à todas as pessoas interessadas em conhecer os princípios éticos que norteiam a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Focado nas soluções de problemas socioambientais, a oficina utiliza exemplos reais de ações que a prefeitura de Guarulhos vem realizando para contemplar os quatro eixos da Carta da Terra que são: “Respeitar e cuidar da comunidade de vida”, “Integridade Ecológica”, “Justiça social e econômica” e “Democracia, não-violência e paz”.

Além dessas atividades haverá ecobrincadeiras, feira de artesanato com as artesãs do projeto “Conhecendo Nossos Vizinhos – City” e muito mais.

Serviço:

O Centro de Educação Ambiental City Las Vegas fica na rua Reinaldo César de Oliveira, s/nº - Jardim City. Mais informações e inscrições pelo fone 2458-1666 ou 2086-3082 ou pelo e-mail eduambiental.guarulhos@gmail.com, ou acesse o blog: www.socioambientalguarulhos@gmail.com

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Carta da Terra é tema de oficina no Centro de Educação Ambiental City Las Vegas

A Secretaria de Meio Ambiente realizará no dia 18 de junho, sábado, no Centro de Educação Ambiental City Las Vegas a oficina “Pensando com a Carta da Terra”, voltada à todas as pessoas interessadas em conhecer os princípios éticos que norteiam as questões fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Focado nas soluções de problemas socioambientais, a oficina utiliza exemplos reais de ações que a prefeitura de Guarulhos vem realizando para contemplar os quatro eixos da Carta da Terra que são: “Respeitar e cuidar da comunidade de vida”, “Integridade Ecológica”, “Justiça social e econômica” e “Democracia, não-violência e paz”.

Nesse caso o significado de “Carta” é o de “mapa”, ou seja, a Carta da Terra é um guia de ações que buscam a globalização através da cooperação, e não da competitividade econômica, para que haja uma interdependência e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado às mudanças concretas.

O projeto da Carta da Terra começou como uma iniciativa das Nações Unidas, que demorou mais de dez anos para ser construída, porque ela foi escrita por milhares de mãos e endoçada por representantes de todas as culturas de todos os povos do planeta. Por isso, que em 2000 a Comissão da Carta da Terra, uma entidade internacional independente, concluiu e divulgou o documento como a “Carta dos Povos”.

Serviço:

A próxima oficina “Pensando com a Carta da Terra” será no dia 18 de junho, das 9 às 13 horas, no Centro de Educação Ambiental City Las Vegas fica na rua Reinaldo César de Oliveira, s/nº - Jardim City. Mais informações e inscrições pelo fone 2458-1666 ou 2086-3082 ou pelo e-mail eduambiental.guarulhos@gmail.com.

Para participar é só preencher o formulário abaixo:

quinta-feira, 9 de junho de 2011

I Seminário do Geoparque Ciclo do Ouro de Guarulhos

O Seminário tem por objetivo discutir o potencial da história da mineração em São Paulo, apresentando os trabalhos do Geoparque Ciclo do Ouro de Guarulhos, destacando o potencial dessa temática no desenvolvimento de políticas, voltadas a construção da sustentabilidade regional, seja pelo resgate dos patrimônios associados ao primeiro ciclo do ouro do território brasileiro, seja pelos aspectos associados às práticas sustentáveis de conservação, educação e turismo.
Inscrições e informações: 2441-4663
sandrapaulo@guarulhos.sp.gov.br
AMANHÃ, ÀS 18H, TEM ECO CINE NO ADAMASTOR CENTRO COM O FILME "LA BELLE VERTE"
Após o filme debateremos sobre a relação do homem com a natureza e consumo consciente. Venha, participe!!!

Sinopse:
Filme francês que nos passa uma bela mensagem de fraternidade. Alguns personagens de outra raça de humanos mais evoluída em outro planeta vem visitar seus “loucos irmãos” e causam revertério nas pessoas com quem falam, “despertando” elas para espiritualidade. Várias críticas
muito bem colocadas ao sistema capitalista e à sociedade egoísta na qual vivemos.

“Turista Espacial” (1996 – 99 minutos), o título dado ao filme no Brasil, foi dirigido e protagonizado por Coline Serreau. A trama toda é centrada em Mila, uma extraterrestre de 150 anos e cinco filhos, que vem à
Terra como parte de uma coalização intergaláctica. De um planeta adiantadíssimo, a alienígena vem para nos trazer uma mensagem de harmonia com a natureza. A Terra ainda é considerada pelo seu grupo como o único planeta incorrigível.

Mila tem codificados em seu cérebro dois programas telepáticos, criados para reestruturar o modo de pensar destrutivo dos humanos. Ela pousa em Paris sem que ninguém perceba a sua chegada. Logo de cara, não se dá bem com a nossa alimentação e precisa segurar recém-nascidos que lhe transmitem energia. Numa maternidade, Mila conhece um médico que a ajudará em sua importante missão.

Depois de muita dificuldade, a extraterrestre consegue se adaptar aos nossos costumes “atrasados” e, na volta para casa, leva consigo algumas jovens amigas e um bebê que fora abandonado pelos pais.

Após o vídeo faremos uma discussão sobre a relação do filme com a sustentabilidade.

Participe!!!




Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 5 de junho desde 1972, a Prefeitura realizará um mês de atividades gratuitas.A abertura aconteceu na quarta-feira (dia 1), no calçadão da Dom Pedro, no Centro, com apresentação musical, distribuição de mudas de árvores, exposição da maquete Casa Auto Sustentável com sugestões para que os cidadãos tenham descontos no IPTU, e também foi o lançamento da Rede de Cidadania Socioambiental.No domingo (5),foram realizadas várias atividades culturais na tenda do Bosque Maia e aconteceu também o megaplantio em que foram plantadas 2.500 mudas de árvores. Na mesma data, aconteceram dois shows, o da cantora Giordana e o do Teatro Mágico, que levaram mais de sete mil pessoas à Av. Transguarulhense.

Na terça-feira (7), o Zoológico Municipal apresentou a nova Lista de Fauna com os nomes das espécies que vivem em Guarulhos e houve uma visita noturna monitorada para conhecer os animais com hábitos noturnos.


Veja a programação à partir de hoje:

10/6/11

Tela Verde (Eco Cine) com o Filme “La Belle Verte” - 17h - Cine Clube Adamastor - 2458-1666

11 e 12/6/11

9h às 17h: 16ª Edição da Feira Solidária de Artesanato - Tendão do Bosque Maia - 2458-1666

14/6/11

14h as 17 h: Observação de Pássaros - CEA Bosque Maia - Inscrições:
2441-4696

14h: Visita Aterro Sanitário - Agenda com Secretaria de Serviços Públicos
2468-7204

14h às 16h: Oficina de troca de saberes - Artesanato - CEA Jardim City -
2458-1666

15/06/11

19h: Outorga do Selo Ambiental - Teatro Adamastor Centro - 2475-0219

9h e 14 h: Visita Aterro Sanitário - Agenda com Secretaria de Serviços Públicos 2468-7204

16/6/11

9h e 14 h: Visita Aterro Sanitário - Agenda com Secretaria de Serviços Públicos 2468-7204

14h às 16h: Oficina de Cestaria de Jornal - CEA Jardim City - 2458-1666

17/6/11

9h às 17h: I Simpósio Geoparque Ciclo do Ouro - Paço Municipal - Faça sua Inscrição 2441-4663

18/6/11

9 às 13 h: Oficina Pensando com a Carta da Terra - CEA City Las Vegas
2458-1666

9h às 16h: Terapias Naturais e Meio Ambiente com o Centro de Terapias Naturais do Fundo Social - 21/06/11

9h e 14 h: Visita Aterro Sanitário - Agenda com Secretaria de Serviços Públicos - 2468-7204

22/6/11

9h e 14 h: Visita Aterro Sanitário - Agenda com Secretaria de Serviços Públicos - 2468-7204

9h: Distribuição de Mudas – Programa Ilhas Verdes - Calçadão Rua Dom Pedro II

14h às 16h: Oficina de troca de saberes - Artesanato - CEA Jardim City -
2458-1666

9h às 11h: Oficina de Eco Bijuteria (Reaproveitamento de embalagens plásticas, chapa de raio X e PET) - CEA Jardim City - 2458-1666


25/6/11

8h às 17 h: Projeto Mãos na Praça e Invasão Verde - Rua Palmira Rossi - Bairro do Cabuçu - 2458-1666

30/6/11

9h às 18 h: II Seminário de Sustentabilidade Urbana de Guarulhos e Lançamento do GTEA – Grupo de Trabalho Intersetorial de Educação Ambiental - Adamastor Centro - 2458-1666
CEA Chico Mendes tem oficinas grátis



O CEA oferece oficinas de pintura em tecido, confecção de tapetes, tricô, crochê, biscuit, bordado e tear. Saiba mais em www.guarulhos.sp.gov.br